Como iniciar uma criação de codornas

Especialistas dizem que para iniciar uma criação de codornas não é necessário um grande investimento e que a margem de lucro é bem atrativa.

Existem atualmente dois métodos de produção: a primeira opção seria o criador iniciar adquirindo as aves recém nascidas com 1 ou 2 dias de vida (o custo é menor) e fazer a reprodução na sua granja.

A segunda alternativa seria adquirir as aves adultas (custo maior) e desenvolver um processo mais rápido de comercialização.

Os dois processos são viáveis e trazem uma boa margem de lucro.

Você também terá que optar se seu negócio estará voltado para a codorna de corte, de abate ou ambos.

Dependendo do seu projeto e de quanto você deseja investir, geralmente no início todo o trabalho é realizado manualmente, o que reduz os custos de maquinário.

Os grandes criadores (em torno de 100 mil aves) precisam automatizar o sistema de coleta de ovos, retirada dos dejetos (fezes), alimentação das aves, o que certamente eleva bastante os custos.

Dicas para iniciar o processo de criação de codornas

Fazer o projeto para então fazer um levantamento de custos e investimentos.

Dentro deste projeto você já deverá decidir para que finalidade você vai criar as codornas (postura, corte ou ambos).

Encontrar o local ideal, de preferência um sítio, casa de campo ou fazenda. Você pode até começar em casa se você dispõe de espaço, mas a estrutura já pode ser planejada para aumentar de acordo com o progresso do seu negócio.

Se você tiver condições já inicie onde tem capacidade para aumentar e atender todas as necessidades para construir o galpão.

Procure adquirir as gaiolas de boa qualidade (galvanizadas) e que sejam apropriadas para a criação de codornas pois já atendem todas as necessidades como: bebedouro, comedouro, grade para que as fezes não fiquem em contato com as aves etc.

As aves devem ser de boa procedência. Procure indicações de quem já está no ramo.

A ração deve ser dada de acordo com a fase que a ave se encontra. Tem a ração inicial, de crescimento e de postura.

Apesar de ser considerado um negócio de baixo de risco, se você decidir investir na criação de codornas, procure todas as informações antes de iniciar.

Vários cuidados são necessários para se obter sucesso neste empreendimento como:  a saúde das aves (vacinas), a higiene, a limpeza, o local (ventilação, temperatura, estrutura), colocação do produto no mercado.

Leave a Reply